Antonio CÉSAR
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Dicas de viagem
Pilotando na chuva |
Pilotar na chuva é sempre mais problemático e, por óbvio, mais arriscado. Se puder.... |
evite, porém, algumas vezes isso se torna impossível. Caso tenha que fazê-lo, tome todos os cuidados necessários, pois a sua visibilidade diminui sensivelmente, assim como a dos outros motoristas ou pilotos. Use sempre roupa de chuva para diminuir o desconforto e o frio, os quais lhe tiram a indispensável concetração, aumentando o risco. Peça à garupa para que só fale com você o estritamente necessário.
A chuva varre a sujeira para os cantos da estrada ou das ruas e esconde os buracos. Em razão disto tenha sempre em mente:
- NA CIDADE evite a parte interna das curvas (perigo de sujeira, óleo e combustíveis);
- POÇAS DE ÁGUA evite-as tanto nas ruas quanto nas estradas, pois os buracos não ficam visíveis;
- NAS RUAS E ESTRADAS, ande sempre no friso das rodas dos veículos à sua frente, mantendo uma distância de segurança, assim poderá desviar de buracos ou obstáculo e terá menos água nos pneus;
- PNEUS devem ser calibrados calibrados com menos ar para aumentar a aderência dos pneus, pois aumenta a faixa de aderência na pista. A sugestão é reduzir de 6 a 8 libras, lembrando de retornar à calibragem normal quando parar de chover;
- FRENAGEM NA CHUVA... CUIDADO! com o disco de freio molhado haverá um pequeno retardo na frenagem, assim, procure antecipar-se na frenagem evitando um aperto maior na manete. Use o freio com calma e cuidado, pois ao freiar o disco seca rapidamente pelo calor das pastilhas e causa bloqueio da roda (alicata). Resultado: derrapagem e chão!
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