Desde quinta-feira (14/08), todos os caminhos levaram à Blumenau e Pomerode.
O VIº Encontro Internacional de Harleyros (PHD's e APHD's) de Blumenau, com passeio, almoço e provas de habilidade na encantadora cidade de Pomerode deixaram o final de semana extremamente alegre.
Quem participou testemunhou a verdadeira amizade e confraternização entre novos e antigos amigos.
A organização do evento, a cargo do amigo PHD Chico, como nos anos anteriores, foi um grande sucesso.
O brilho da festa, sem dúvida, contou com a imprescindível colaboração de sua "Querida" PHD Rose, bem como de seus pemanentes colaboradores Aline e Edgar (Chiquinho).
Quem observou o trabalho da "equipe", pode notar o entusiasmo brotando em cada chegada de um motociclista, no abraço fraterno, no cumprimento emocionado do reencontro, nos gritos e assobios.
Ainda na quinta-feira, todos os presentes foram convidados para participar do jantar de chegada, servido na Choperia Eisenbach, com direito a banda típica e tudo mais e, por suposto, tudo regado a chopp.
Na sexta-feira pela manhã, reunidos na Churrascaria Ataliba, a cada momento presenciava-se a chegada de um motociclista isoladamente ou os grupos, como o da Bolívia, que depois de mais de 6.000 km, aportaram no local alegres e sorridentes, como se tivessem feito uns pouquíssimos quilômetros. Cansaço? nem pensar!
No local era feito o credenciamento, com distribuição de um pacotão de brindes, além da presença de um caricaturista para animar as "Queridas", com desenhos em suas camisetas. Um sucesso! Bastava ver a fila e o tempo de espera, com todas elas descontraídas.
A noite todos presentes na Rivage par abertura oficial do Encontro. O tema: "Anos 60". Não precisa nem dizer que vários grupos estavam vestidos à caráter, com peruca "a la Elvis Presley" e vestidos de bolinhas.
A fartura de comida e bebida fez com que a festa se estendesse até o início da madrugada.
No dia seguinte, sábado, todos se perfilaram defronte aos hotéis para seguirem em caravana para a encantadora cidade de Pomerode. Na saída, uma passada pelo centro da cidade de Blumenau, onde seus habitantes se encontravam nas calçadas acenando e nos presenteando com sua constumeira alegria.
No trajeto até Pomerode via-se aquela enorme fileira de motocicletas, seus faróis ligados refletiam nos retrovisores. Era de emocionar.
Em pouco tempo chegamos a bela Pomerode. Surpresa!
A cidade estava toda na praça para receber os motociclistas, com banda de música, Rainhas e Princesas das Festas Pomeranas e seu inteligente Prefeito Municipal. Inteligente porque conseguiu entender a importância do evento para seu Município.
Não havia quem não comentasse a recepção e a alegria daquele povo.
A praça principal virou um verdadeiro centro de atrações, diversão e gastronimia.
Churrasco, pães, salgados, doces, bebedias e tudo o mais provocavam a fome de todos, especialmente pelas iguarias alemãs.
Na continuidade, as disputas de habilidade movimentaram a todos.
Não obstante a chuva tenha marcado presença, não conseguiu afastar o brilho do evento.
Parecia que tudo acabaria por alí, no entanto, todos foram convidados para seguirem ao Parque Municipal para o almoço.
Outra surpresa: "comida alemã", como chucrute, marreco assado e outras comidas.
A simpatia das pessoas que nos recebiam era facilmente constatadas pela animada conversa, cabendo destacar a inteligência e a curiosidade sobre motos e viagens, como aconteceu comigo em agradável conversa com a jovem Kathlen. Por detrás daqueles óculos modernos, com ar de simpática secretária bilingue, falamos sobre viagens de moto, tendo ela demonstrado grande cultura.
Embora a chuva tivesse "dado um tempo", era hora de voltarmos para Blumenau, pois a noite teriamos mais atividades.
Depois de um descanso no Hotel, por volta das 18:40 hs seguimos para a Choperia Expresso, onde aconteceu o Jantar de Encerramento.
Pouco depois da chegada o chope era servido e os papos descontraídos sobre o dia eram a tônica.
Servido o jantar, registre-se, excelente jantar, tiveram início as homegans e premiações.
Este ano o homenageado foi o Capitão Senra, um Harleyro da melhor estirpe e precursor da marca no Brasil.
Em todos seus filhos e esposa presentes, percebia-se a emoção pela homenagem. Assim também com os estrangeiros presentes, com os campeões nas provas de habilidades e na "passagem" de alguns motociclistas para a categoria de Road Capitan.
Nesta oportunidade tive a grata satisfação de conhecer e cumprimentar, pessoalmente, o PHD Vilsinho, de São Paulo, mentor e organizador da 1ª Reunião de Proprietários de GoldWing, que se realizará em Campos do Jordão nos dias 12, 13 e 14 de setembro próximo, onde pretendo me fazer presente. Cabe destacar que Vilsinho é parte integrante da história do Capitão Senra, fazendo assim, parte da história da Harley no Brasil. Pessoa fantástica e que passei a admirar ainda mais.
Depois de alguns chopes nos retiramos para descansar, pois no dia seguinte seguiriamos para casa.
Tivemos a companhia, desde o dia 12/08, de nossos amigos chilenos Robert e Mónica, que foram recebidos, hospedados e ciceroneados todo tempo pelo amigo Alexandre Evangelista, que inclusive contou com a especial colaboração do amigo Vilson Vieira, que lhes emprestou uma motocicleta Harley para participarem do Encontro.
Assim terminamos mais um agradável final de semana, com a presença de estimados amigos vindos de vários Países como Chile, Bolívia, Peru e de todos os recantos do nosso Brasil.
Restame, por fim, agradecer ao amigos Chico, sua esposa Rose e seus colaboradores, a magnífica festa que nos foi oferecida, desejando-lhes uma feliz e proveitosa viagem (partem hoje 18/08 para os EUA, onde participarão da festa de aniversário da Harley) e um bom regresso, com as malas abarrotadas de alegrias e histórias para nos contar.
Até a próxima pessoal!