Proteção de Carter Durante minha última viagem (Porto Murtinho/MS), por inúmeras vezes senti doer o coração com as raspadas que a moto dava naqueles infelizes quebra-molas, estreitos e altos, fruto na nossa "grande engenharia de estradas". Inevitavelmente tem-se que passar sobre eles e não tem escapatória, na maioria das vezes, embora se procure cruzar na diagonal, o que não deixa de ser perigoso, a raspada ou até mesmo a pancada, podem trazer sérios riscos de rachaduras ou até mesmo quebra da tampa do carter. No meu caso, a moto estava equipada com um protetor que eu mesmo fiz em casa, baseado em modelos encontrados na internet, o que para minha felicidade evitou muito, mas muito mesmo, os riscos antes citados. Ao retornar resolvi verificar o estado em que se encontrava a proteção e, para minha surpresa, estava um pouco danificada, o que me provocou a necessidade de fazer uma nova. Consultando os modelos vendidos nos EUA, procurei copiar um novo, ou seja, que apenas se retira a parte frontal da proteção para a troca de óleo e respectivo filtro, o que me consumiu uns dois ou três dias de intenso, porém, prazeroso trabalho. Primeiramente tratei de fazer um molde, em uma chapa mais fina e facilmente recortável, que em seguida utilizei para desenhar na chapa de alumínio definitiva. Problemas diversos foram encontrados até conseguir o molde definitivo, pois alguns detalhes precisam ser um tanto quanto precisos, especialmente os ângulos das dobras, além de ter que trabalhar deitado sob a moto. Digo tudo isso porque a GoldWing não vem de fábrica com a proteção, ela é considerada um acessório, que nos States é barato, algo em torno de 35 dólares, mas que não temos no Brasil, ao menos eu nunca soube onde encontrá-la aqui. Se você gosta de viajar ou passear, especialmente em nossas ruas e estradas brasileiras, entupidas de quebra-molas, sugiro que providencie ou a importação do acessório ou faça como eu, com umas poucas ferramenta e um final de semana livre, meta mãos à obra. Como disse, faça primeiro um molde, passe o desenho para a chapa principal e depois corte-a. O que você possivelmente não irá conseguir fazer (ao menos eu tive que mandar fazer fora) são as dobras da chapa, pois se fizer em casa dificilmente irá conseguir instalar no lugar, pois os ângulos da dobra ficam arredondados e aí não funciona. Compre uma chapa de alumínio (JAMAIS use aço inox achando que dará mais proteção, contrariamente, sua resistência irá quebrar toda sua moto - parafusos, carenagem,etc..). Cuidado, a proteção da GL1500 não serve na GL1800. A proteção além de evitar que pedras, lombadas e qualquer outra porcaria que estiver na rua ou na estrada bata e quebrar a tampa do carter, ela serve para absorver a pancada ou a raspagem. Seguramente é mais fácil e muito mais barato repor uma proteção do que trocar a tampa do carter. Boa sorte!