Antonio CÉSAR
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Limpando o pára-brisas
LIMPEZA E CUIDADOS COM O PÁRA-BRISAS DA MOTO
Todos sabemos que o pára-brisas de motocicleta difere em muito dos pára-brisas de automóveis, uma vez que o primeiro é confeccionado de plástico, enquanto o segundo de vidro. Em decorrência disso, o da motocicleta exige um cuidado muito maior, mesmo porque, não dispõe do limpador elétrico. Para sua limpeza não basta jogar água e esfregar com qualquer toalha, pano, vasouras (grandes ou pequenas) ou pedaço de papel, tudo muito comum nos postos de combustíveis. O plástico dos pára-brisas de motocicletas não é resistente à arranhões como o vidro, daí a necessidade de dar-lhe um tratamento muito especial. Os arranhões ou as minúsculas trincas, quase invisíveis durante o dia, assim como o embaçamento, serão muito bem expostos quando pilotando ao sol ou sob faróis próximos vindos em sentido contrário. As pequenas trincas a que me referi antes ou a remoção da proteção do plástico, provocam o acúmulo de água e/ou, na certa, falta de visibilidade. Assim, NÃO USE papel, ainda que seja o chamado "higiênico", aparentemente macio, mas que com a fricção irá fatalmente arranhar o pára-brisas. Quando parar em postos de gasolina, trate de você mesmo limpar o pára-brisas com um pano muito macio que deverá lhe acompanhar guardado na mala para estas ocasiões. Da mesma forma, NÃO USE líquidos a base de álcool ou aqueles "limpa-vidros" comprados em lojas e supermercado ou até mesmo nos postos, pois alguns contém substâncias químicas a base de petróleo ou álcool. A ação dos solventes, inclusive do álcool, danificará a proteção invisível existente no plástico. Faça tudo manual e calmamente. Existem líquidos especiais para limpeza de pára-brisas de moto, mas na sua falta, procure usar "detergente neutro" ou outro produto, sempre "neutro" e se possível que contenha "cera". A melhor maneira, sempre que possível, é utilizar uma combinação de água morna (a maioria dos postos tem) e produto neutro, esfregando levemente o pára-brisas. Outra atitude importantíssima é a forma de limpar o vidro. Nunca faça movimentos circulares nem descompassados. Limpe sempre na vertical, de cima para baixo, levemente. Caso o pára-brisas esteja com aquela coleção de insetos grudada, os quais com o vento ficaram secos e muito aderidos, faça o seguinte: pegue uma toalha, mergulhe na água que irá limpar o vidro e deixe-a sobre o pára-brisas por uns minutos para a água ensopar e amolecer o material que pretende remover. Depois disso, lave novamente a toalha e passe, levemente, sobre a sujeira. Se necessário, repita o procedimento. NUNCA USE a unha ou outro utensílio qualquer para remover a sujeira. Perca alguns minutos para a limpeza do pára-brisas, mas com o tempo verá que não foi em vão. Quando a motocicleta estiver parada ou sem uso, na garagem por exemplo, use uma camiseta velha de algodão, aquela que ia jogar fora e vista no pára-brisas. Além de ser uma ótima proteção contra sujeiras e mãos dos curiosos, protege dos raios solares (UV), que por razões óbvias são altamente danosos. Mas se achar que tudo o que dissemos não se aplica a você, ou achar isso tudo "uma grande frescura"..... faça como achar mais fácil ou melhor, da sua maneira! Uma coisa eu tenho certeza: você jamais irá comentar comigo os danos que causou ao pára-brisas de sua moto. A solução? Mande buscar um novo nos States! Um abração e boa sorte, César
ET.: Colabore mandando suas dicas ou sugestões, todos aproveitaremos. Nos colocaremos aqui no site para que todos desfrutem.
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