Sabia que o TANQUE DE EXPSANSÃO pode FURAR?
Nosso amigo Miguel sofreu esse problema: furou o Tanque de Expansão de sua GW.
Desesperado e sem saber do que se tratava, fez uma mensagem para o grupo a que pertencemos e, prontamente, nosso amigo João, engenheiro mecânico se manifestou.
Foi muito preciso em sua resposta que tanto pelo problema em sí quanto pela resposta, tomei a liberdade de colocar aqui para que outras pessoas tomem cuidado para não passar pelo mesmo dissabor.
Cabe lembrar que o tanque é plástico e bastante vulnerável, tanto pela posição onde se encontra, como também pelo material de que é fabricado.
Nossos agradecimentos ao João pela matéria.
Leiam:
"Amigos...
Chegando em casa hoje depois de uma limpeza a capricho na GW, encontrei uma poça de um líquido verde embaixo dela, parecendo fluído hidráulico. Não parece com óleo nem com água. Deitei-me no chão e vi que tem um reservatório logo após o bloco do motor. Me deu um frio na barriga poi o dito está furado na parte lateral. Completamente vazio. Pelo que vi, não foi batida pois não está amassado. Foi furado frontalmente como se tivesse levado uma espetada.
Seria o óleo da transmissão final? Amanhã vou levá-la de volta à concessionária mas não vou aguentar esperar até amanhã para saber.
Fotos em anexo.
Abração,
Miguel"
A resposta:
"Pessoal!
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Esse reservatório plástico é o tanque de expansão da refrigeração da GW.
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Agora vamos aos fatos: A finalidade do tanque de expansão na refrigeração de um motor qualquer é como o nome diz: Expandir o vapor de água caso o motor atinja uma temperatura acima da normal de trabalho.
Vamos ver se explico melhor:
1- Quando um motor está trabalhando bem, o líquido refrigerante circula entre motor e radiador.
2- Quando a temperatura do líquido passa do normal, o ventilador do radiador entra em operação melhorando a refrigeração e fazendo com que o líquido refrigerante volte à sua temperatura normal de trabalho.
3- Se mesmo entrando o ventilador o líquido refrigerante não abaixar a temperatura para o normal, o sistemma pode ferver e criar vapor. Isso faz com que esse sistema aumente a pressão interna. Esse aumento de pressão faz com que a tampa do radiador libere uma passagem desse vapor por uma mangueira para dentro do tanque de expansão que contém água fria. O vapor vai se esfriar ao contato com essa água, se transformando em água novamente. Quando o motor esfria, a pressão do sistema diminui e succiona água do tanque de expansão.
4- Se a quantidade de vapor for muito grande, a água do tanque de expansão vai se transformar em vapor também e derramar fora por outra mangueira para manter o equilíbrio. Quando o motor esfriar e puxar água de volta talvez não encontre água suficiente no tanque para se reabastecer. Isso vira um ciclo repetitivo até o sistema ferver por completo e acontece aquilo que nós estamos acostumados a ver pelas ruas: carros jorrando vapor pelo capô.
ISSO É TEORIA GERAL PARA TODO TIPO DE MOTOR REFRIGERADO A LÍQUIDO.
Agora vamos particularizar:
A GW tem dois radiadores, um para cada lado, mas um sistema único de refrigeração e um só tanque de expansão que os engenheiros jogaram alí atrás.
Como Vs viram na minha explanação, esse tanque só é usado em situções extremas de desequilíbrio que Vs podem controlar de duas maneiras: usando o termômetro (marcador de temperatura) do painel que está sempre no meio da escala e pelo nível de líquido nesse tanque.
Miguel, V furou o tanque de expansão.
O fato de achar que se trata de um óleo verde, é o seguinte: A composição do líquido refrigerante de um motor é metade de água bi-destilada ou deionizada, mais metade de um aditivo (etileno glicol) mais produtos anticongelantes, contra fervura, contra corrosão etc. POR ISSO V PENSOU QUE FOSSE ÓLEO.
Como a GW é uma moto muito especial, não é preocupante se o sistema está funcionando bem.
Remende o tanque enquanto compra outro e ponha uma proteção (de carter) que chegue até aí.
A Honda vende o líquido já misturado na proporção correta. Complete o tanque até o nível determinado pelo Manual e dê uma olhada no nível pelo menos uma vez por semana, para ver se há alguma alteração.
Vejam bem, meus amigos: Estou de GW a quase um ano e ainda aprendendo muita coisa dela. Embora seja um equipamento com o mesmo princípio básico das outras, tem uma tecnologia anos-luz na frente das demais, de forma que ainda estou engatinhando nas particularidades dela. Mas façam o seguinte: quando tiverem problemas que vão tirar o sono de Vs, liguem prá mim que talvez eu possa ajudar a tranquilizá-los.
Será um prazer imenso ajudar no que for possível.
Abs,
João"