Antonio CÉSAR
|
|
|
> INFORMAÇÕES DE BORDO
RESUMO DA VIAGEM - Iquique 2013 |
Amigos, Uma das dificuldades que encontramos durante as viagens é manter em dia o site com fotos e informações, pois nem sempre temos tempo suficiente para isto, como também as vezes não temos internet disponível, ou tão lentas que absorvem muito de nosso tempo. Assim, somos obrigados a eleger algumas e imprescindíveis prioridades para que tudo saiam bem e a tempo certo.
Foi o que ocorreu nesta viagem, inclusive com uma pequena pane no computador, que eu chamo de vingança dos seres inanimados.
Mas vamos lá: Toda viagem transcorreu muito bem, sem problemas e dentro do que haviamos planejado.
As condições meteorológicas variaram desde muito sol e calor na faixa dos 39 graus, ao frio extremo de 3 graus na Cordilheira quando de nosso retorno. As chuvas, como não poderia deixar de ser, se fizeram presentes. Em algumas ocasiões amenas mas persistentes, como também em outras, de muito grande intensidade, como a que pegamos em Corrientes, deixando a pista alagada, com as trovoadas estourando em nossos tímpanos e os raios riscando nossos capacetes. Era muito baixa e na verdade nos assustou um pouco. Foram uns intermináveis 45 minutos de muita expectativa e tensão, agravados pelo intenso movimentos de veículos na estrada.
As estradas, no geral, estavam em muito boas condições, salvo alguns locais onde estavam sendo recuperadas, mas de curto percurso. O destaque maior ficou por conta do trecho entre Paraná e Uruguaiana, onde a estrada se encontra em péssimo estado de conservação, com buracos e desníveis, nos impondo cuidados redobrados e baixa velocidade, tanto para nossa segurança quanto para preservação das motos.
Os hotéis, quase que na totalidade, de muito boa qualidade, pois alguns habitualmente nos hospedamos e já conheciamos, porém, o de San Pedro de Atacama se destacou pelas precárias condições. Em verdade nem se trata de hotel, mas sim de um Loadge. Apesar do colchão ser muito bom, o que nos permitiu um bom descanso, a estrada de acesso é terrível, de rípio, cruzando um rio sem água, mas recheado de britas, inclusive até dentro do Loadge, que faziam as motos dançarem e nos obrigou a ter muita cautela, sob pena de "compramos um terreninho" por lá. Todos tensos, mas chegamos e saímos bem. A razão de pegarmos este Loadge é que a cidade estava em festa, com uma maratona em andamento e os hotéis totalmente lotados. Foi o que nos sobrou, mas no final valeu.... As motos se comportaram muito bem, sem nenhum problema, salvo a do Alexandre que por estar com um parafuso de um dos polos da bateria frouxo, impedia que a mesma recebesse carga suficiente, o que foi resolvido ainda na aduana de San Pedro, no retorno, graças ao expert Sergio.
O grande destaque foi o grupo: Sergio e Celise, Alfredo e Jeana, Décio e Neia e Alexandre (Road Captain). A tônica maior foi a amizade, a compreensão, o compromisso, o zelo de uns para com os outros, a descontração e o bom humor ainda nos momentos mais tensos e de cansaço. Antecipadamente já esperavamos que fosse assim devido ao bom caráter de todos os viajantes. Daí a importância em selecionarmos com quem viajamos, sob pena da viagem se tornar um inferno estressante. A este grupo de amigos que tive o especial privilégio e a honra de ser convidado para acompanhá-los nesta viagem, o meu sincero agradecimento.
A nota da viagem foi 10 com elogios.
Um registro especial que faço, foi o fato de juntamente com o amigo Décio, termos sido aceitos na Confraria do Fim do Mundo, cujo batismo se deu na Salário Grande/Arg. Sinto-me honrado e agradecido e agora, ainda mais comprometido de ir, em breve, "al Fin del Mundo". Obrigado pessoal!
Sendo assim, agradecemos aos amigos que fizemos durante a viagem, as pessoas com quem cruzamos e nos deram atenção, orientação e sugestões e aos amigos e "garupas cibernéticas" que sempre nos acompanham através do site. Ao amigo Juan Gutierrez, que não tive oportunidade de cumprimentar pessoalmente, mas que em Salta, atendendo a um mail que lhe fiz, se preocupou em nos noticiar sobre as condições em que se encontrava o Paso de Jama, devido a chuva e o frio.
Um agradecimento muito especial ao casal amigo, Robert e Mónica, ele que nos encontrou na aduana entre Tocopilla e Iquique e nos guiou até esta última, reservando hotel para o grupo, nos hospedando (Alexandre e eu) em sua residência e nos ciceroneando e nos transportando em seus automóveis para todos os lados e nos mostrando o melhor da cidade. Nos levaram a ZOFRI (Zona Franca) onde as "queridas" fizeram a festa. Abdicaram de seus afazeres para ficarem conosco todo tempo. Esperamos em uma breve oportunidade poder retribuir-lhes a atenção e o carinho que nos dedicaram.
Por último e com toda relevância, agradecemos a DEUS pela oportunidade de podermos uma vez mais desfrutar daquilo que é a nossa paixão, o motociclismo, bem como a nossos familiares, que entendem e aceitam nossas ausências temporárias, mas sabem que onde estivermos e por onde andarmos, sempre os teremos conosco, a todo tempo, em nossos corações.
Aceitem todos nosso mais forte e fraternal abraço e até uma próxima viagem, "que já está no forno"....
Somos irriquietos e itinerantes por natureza, César Palavras dos viajantes... |
Boa tarde Confrades. Depois de tantos dias maravilhosos juntos, não tem como não dizer, estou com saudades de todos. Os momentos maravilhosos ao lado dos Amigos e das Queridas as paisagens deslumbrantes, jantares enfim tudo. Mais uma vez obrigado a todos por tão bons momentos. Aos que não foram, não percam a próxima aventura. Beijos a todos. Para matar a saudade vai uma imagem do clímax da viajem. Décio. ________________________________________________ Caros Confrades, Foram dias maravilhosos, vividos em sua intensidade maior, junto com amigos de verdade. Nos superamos, vivemos e sentimos muito mais emocoes do que imaginávamos, e passamos 13 dias juntos, maravilhosos. Conhecemos certamente, um dos lugares mais lindos do mundo. Pilotamos no ceu. Companheiros, procuramos ser durante o trajeto. Ao Lele e ao Cesar, nossos guardiões como foram apelidados no caminho, os nossos mais profundos agradecimentos pela disposição em nos guiar durante a viagem, mesmo sabendo que por lá já tenham passado por tantas vezes. Seus gestos de amizade e companheirismo serão eternamente lembrandos e saibam que sem voces, dificilmente o projeto sairia, dado que somos novatos e nao teríamos a coragem e o conhecimento suficientes para levar a cabo com segurança, um projeto assim, portanto, voces foram os realizadores do nosso sonho. As nossas guerreiras, que aguentaram firmes na nossa garupa e nos brindaram todos os dias com seus sorrisos, seu bom humor e seu romantismo, e mesmo depois de dias seguidos, ainda tinham disposicao e alegria para os alegres jantares, sempre regados aos vinhos e aos belos pratos que degustamos pelo caminho. Aos confrades que nao puderam ir desta vez, nossos agradecimentos pela torcida para que tudo corresse bem, e tudo correu muito bem. Aos dois novos confrades Decio e Cesar, batizados que foram no Grande Salar do Atacama, e agora fazem parte do seleto grupo de motociclistas que um dia tomaram a decisao de viajar juntos, e de selar uma amizade maior, que nem o tempo nem os percausos da vida, poderá nos separar. Aos demais confrades, peço que recebam os novos confrades com a mesma alegria que receberiam se estivessem conosco na viagem. Ate a proxima e desde já adianto a voces que durante a travessia do Grande Salar, na volta, uma idéia de um projeto magnifico foi discutido no rádio, e será realizado no ano que vem, e já esta sendo desenvolvido pelo Lele, cujo roteiro, tempo e destino, ainda permanecerá em segredo, mas lhes adianto que sera um projeto magnifico e que quem quiser estar junto, sera uma enorme alegria. Um abraco no coração de todos voces. E Viva a Confraria do Fin do Mundo !!!!!!
SDS Sergio ja pensando no proximo projeto Pires
INFORMAÇÕES INICIAIS |
Amigos, uma vez mais estamos indo para estrada desfrutar, na companhia de amigos, de tudo que a vida e a natureza nos oferecem. Estaremos postando fotos e relatos da viagem, a fim de que possamos, em mais esta viagem, contar com a companhia de todos. Nossa partida será amanhã, dia 06 de março de 2013, com retorno previsto para o dia 18 próximo. Será uma satisfação poder contar com a companhia de todos. Um forte e fraternal abraço, Os viajantes
Primeiro dia...na estrada |
Amigos, hoje saimos Alexandre e eu) de Florianópolis com destino a Blumenau para nos encontrarmos com nossos amigos de viagem. Aproveitamos para colocar selante nos pneus e nitrogênio, o que assegura mais confiabilidade em caso de eventual furo, bem como a pressão dos mesmo se mantém mais estável em viagem, ainda que aquecidos pela rodagem.
Nessa ocasão foi constatado um pequeno problema no pneu traseiro da moto do Alexandre, o que nos obrigou a tomarmos providência urgentes, a fim de que amanhã possamos sair todos juntos. Essa solução implicou na troca do pneu que só conseguimos com o amigo Toninho de Itajá, que gentilmente e apesar do avançado da hora, disponibilizou-nos um. Seu gerente Marcos estava nos aguardando em Itajaí, para onde seguimos levados pelo amigo Sergio. Amanhã (07/03), cedinho o Calinhos no aguarda na oficina para as providências e possivelmente por volta das 08:00 hs estaremos na estrada rumo a Eldorado na Argentina.
Estamos hospedados na residência do casal amigo Sergio e Celise, e já desfrutamos de um saberbo jantar. Voltaremos amanhã a noite para contar sobre nosso primeiro dia de estrada em grupo.
Abraços e até breve!
|
|
|