PNEU FUROU? E agora?
Se você é daqueles motociclista que se vangloria de não levar consigo nenhum reparo para pneu, muito provavelmente este artigo não irá lhe interessar.
Porém, uma coisa é certa: ou você só anda de moto na cidade, onde a solução é bem mais simples, ou no dia em que for viajar poderá se ver em apuros.
E aí, depois disso, quero ver se não vai levar um kit de reparos na mala, e o pior, vai se arrepender de não ter lido e dado atenção a este artigo.
Na verdade todos queremos sair de moto e retornar às nossas casas sem qualquer tipo de problema.
Não raras vezes, quando estamos de carro ou até mesmo de moto, vemos um motociclista à beira da rua ou rodovia, empurrando sua pequena moto até um posto de combustível em busca de socorro.
Fácil, estamos na cidade. Isso simplifica tudo, pois basta chamar alguém pelo celular.
Quero ver o que irá fazer em uma estrada deserta, ou ainda que movimentada, com pneu furado, sem o kit de reparos e todos passando, sorrindo, mas sem parar.
Aí vem o dilema: deixo a moto e vou buscar socorro ou vou esperar que alguém de "bom coração" pare e me socorra?
Já pensou se a "querida" estiver na garupa?
Aí prepare-se!
Já pensou em ter que colocá-la em um carro ou caminhão ou seja lá que veículo for para que ela vá providenciar socorro?
Já pensou em ter que deixá-la à beira da estrada, sozinha, assustada, com medo, cuidando da moto?
Ahahahahah!!!!! Imagine só o que ela vai falar nos teus ouvidos neste e nos dias seguintes, sem contar que a sogra vai te malhar como judas. Este fato, quando você menos esperar, virá à tona e a cobrança é certa e duradoura.
Lamento, mas tão cedo ela não irá nem olhar para a moto, que dirá sair para viajar contigo na garupa.
Pois bem, todo esse infortúnio é desnecessário se tomarmos algumas cautelas mínimas e simples.
Eu me refiro a um Kit de reparos de pneus, que se resume a duas ferramentas e alguns "macarrões", daquele de remendar pneu de carro; uma lata de Tyre-Pando, Tyre Repair ou similar (que não seja chino), que podem ser encontrados em qualquer loja de motocicleta e por fim, se possível, cápsulas de CO2.
Com esse material dificilmente você ficará "na mão" e certamente estará livre dos outros tantos problemas.
Esse é um reparo a frio, para pneus sem câmara e pode ser facilmente aplicado com a roda no lugar.
Vamos inicialmente ao Kit de ferramentas:
1 alargador ou escareador;
1 aplicador de macarrão;
macarrão.
Existem, naturalmente, diversos modelos.
CÁPSULA DE CO2
Por certo que de nada adiantará carregar consigo todo esse material se não souber usa-lo. Para isso, não obstante seja mostrado aqui, sugiro que dê uma paradinha em uma borracharia e peça que o orientem melhor sanando suas dúvidas.
Estou certo que o borracheiro ficará satisfeito e terá prazer em auxiliar, pois você não estará fazendo concorrência com ele, pois estará centenas de quilometros distante.
Assim, vamos ver como utilizar as ferramentas.
Para que o pneu possa receber o reparo, importante que após a retirada do objeto perfurante, caso o furo seja menor que o reparo, o local seja escareado; após, coloque o reparo (macarrão) na ferramenta aplicadora e o introduza no furo, de forma profunda, deixando o mínimo pelo lado de fora para ser aparado. Se deixar superficialmente ele poderá escapar com a rodagem do pneu;
por último, retire o aplicador e apare a sobre do reparo com um canivete, faca afiada ou estilete.
Vamos ver na prática, passo a passo:
1. Localize o objeto perfurante no pneu e o retire com uma chave de fenda ou, preferivelmente, um alicate de ponta fina (mais fácil);
2. Se o furo for fino e não couber o "macarrão", alargue com a ferramenta própria (lisa e de ponta);
3. Introduza o "macarrão" na chave prórpia e em seguida no pneu, levando-o até o fim;
4. Retire a ferramenta que introduziu o macarrão e apare o remendo (macarrão), com um canivete, faca afiada ou estilete;
5. Por último, leia todas as instruções contidas na lata. Fixe o extensor do Tyre-Pando ou similar, ou ainda a cápsula de CO2 e encha o pneu. Coloque a moto em movimento por uns 3 a 6 km, em baixa velocidade para que a borracha escorra dentro do pneu.
Pronto! Pode seguir adiante até encontrar um posto de combustíveis ou borracheiro, onde deverá, necessáriamente, calibrar o pneu.
Se acha que tudo isso é desnecessário ou trabalhoso em demasia, use um telefone para chamar socorre e assista tudo de camarote.
Boa sorte!