Normalmente temos o hábito de darmos uma rápida espiadinha na moto, subirmos e lá nos vamos para estrada.
No entanto, aguns cuidados são necessários, especialmente para aqueles que viajam com frequencia: os freios.
De nada adianta você comprar uma moto bonita, potente e de grande porte e economizar nos freios. Porque digo isto? Simplesmente porque no mercado brasileiro encontramos dois tipos de pastilhas para GW: uma original e outra, digamos, genérica. A diferença não fica só no bolso, mas na qualidade e durabilidade das mesmas, e o mais importante, na sua segurança.
Em determinada ocasião, pouco antes de uma viagem, tive a necessidade de trocar as pastilhas de freios, as quais tenho por hábito verificar seus estados, seus desgastes, etc., para não ter o dissabor de ficar sem freio no meio do caminho.
As pastilhas de freio da GW não são facilmente encontradas no Brasil, que dirá no interior de outros países por onde trafegamos.
O desgaste das pastilhas implica, primeiramente e como disse, na sua segurança, ninguém sabe quando precisaremos dar uma boa "alicatada"; por segundo, no desgaste irregular dos discos, que, lembre-se, custam bem caro e não os temos no Brasil.
Como disse, recentemente substitui as pastilhas e, por sugestão do vendedor de uma loja de São Paulo, comprei as tais "genéricas", dizendo-me ele que não havia diferença nenhuma, só benefício no preço. Que arrependimento.
PURO ENGANO!
Observei que as genéricas sofrem um desgaste maior e mais rápido, absorvendo em pouco tempo a economia feita no preço de compra; elas não trazem uma espécie de berço de apoio, o que obriga o mecânico a "inventar" na sua colocação, ou aproveitar o da original que está sendo substituída, o que muitas das vezes nem lhe é comunicado e, ainda assim, sem saber, você vai para estrada. As genéricas tendem, com o desgaste e a "invenção", a sairem do lugar causando danos maiores em outras peças de sua moto.
Sendo assim, minha SUGESTÃO: não economize na hora da troca, compre sempre as originais e não irá se arrepender. No final, o barato pode sair caro. Lembre-se mais, no Brasil é muito dificil encontrar peças de substituição da GW e, inevitavelmente, ou comprará na concessionária, onde sai caríssimo ou terá que importar, pagando um preço mais aceitável, desde que a peça seja leve, pois os impostos de importação são calculados também sobre o valor pago pelo transporte. É Brasil meu amigo.
Um abraço